terça-feira, 28 de julho de 2020

A Estigmatização Social Associada à covid-19

A Estigmatização Social Associada à covid-19.


        Depois de enfrentar uma árdua e, muitas vezes, solitária batalha contra o vírus, essa é a realidade encontrada por pacientes recuperados da doença, o preconceito.
         É na sensação de medo que está a raiz do comportamento. “Quando não compreendemos algo, temos medo e, na natureza humana, a gente vê isso repetidas vezes. 
        Ao temer o desconhecido, nós colocamo-nos diante do estigma, da manifestação brutal contra uma pessoa recuperada da doença. Na verdade, é um ato de coragem aceitar outra pessoa que é diferente de mim. Nós, seres humanos, temos a capacidade de pensar sobre as coisas e fazer deste momento um período de solidariedade, de aceitação, de cuidado, de acolhimento ao próximo. É importante perceber que a pessoa tem uma vida antes daquele encontro com o meu preconceito, com o meu medo”, 
        Todos temos nossas cautelas, mas não podemos deixar que elas nos controlem. “Isso pode provocar situações adversas, como quem tem a doença não procurar ajuda ou quem não tem, mas apresenta algum sintoma parecido, ganhar um olhar torto na rua.”
        Seja cauteloso e acima de tudo seja solidário. Entenda! A pessoa se contaminou, se curou e ainda continua sendo seu “amigo”, “membro da família”, “colega de trabalho”.

Psicóloga Cidinha Marsal – CENTRO DE ATENDIMENTO PARA ENFRENTAMENTO À COVID 19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verdade da Vida.

                    Verdade verdadeira!!!